JAF TRANSPORTES

Entenda os Impactos da Tecnologia no Transporte de Cargas

A tecnologia vem a algum tempo revolucionando os métodos de trabalho e evoluindo constantemente as rotinas das empresas. E no setor de transporte de cargas não é diferente, já que os sistemas tecnológicos têm automatizado as operações tornando-as cada vez mais eficientes.

Com isso, as transportadoras têm a possibilidade de se manter mais competitivas no mercado, melhorar seus resultados, aprimorar os veículos, otimizar as entregas, dentre muitos outros benefícios. Além disso, consegue atender todas as necessidades dos clientes, principalmente dos mais exigentes. 

A importância da tecnologia no transporte de cargas

O uso de ferramentas e softwares de tecnologia automatizou os processos logísticos, os quais têm sido cruciais para garantir qualidade e segurança. 

Em geral, os recursos tecnológicos agregam praticidade e precisão, pois ampliam a eficiência das atividades. Assim também, a partir deles são permitidos definir as melhores rotas e monitorar a movimentação das cargas, por consequência as operações são mais ágeis e reduz significativamente os custos.

Integração entre os departamentos é outro ponto importante relacionado à implementação da tecnologia no transporte de cargas, facilitando a comunicação e o alinhamento das demandas.

Os principais avanços do setor

Primordialmente, o principal avanço que ocorre é a modernização e aprimoramento de todas as etapas do processo, eliminando por exemplo, atividades manuais, reduzindo erros e prejuízos. Desta maneira, os gestores têm uma visão mais ampla e maior controle dos fluxos de entregas e de informações. 

Ademais, a tecnologia no transporte de cargas resulta em benefícios diversos, porque aumenta a qualidade dos serviços prestados, possibilitando até mesmo a personalização das demandas de acordo com a necessidade de cada cliente. 

As maiores tendências tecnológica no transporte de cargas 

A saber, existem hoje várias tecnologias consideradas grandes tendências para as operações do transporte de cargas, cada uma com sua funcionalidade. Entre as quais estão:

TMS – Sistema de Gerenciamento de Transportes

Essa ferramenta tem como principal objetivo o controle de desempenho de cada operação, por meio de informações em tempo real fornecidas por GPS. A partir disso, auxilia o gerenciamento de toda frota e dos fretes, sendo que sua base são as informações integradas de custos.

Dessa forma, são fornecidas o panorama das operações, visto que os gestores poderão acessar as informações em tempo real, também a dados importantes a fim de melhorar o transporte.

Rastreamento e monitoramento

Os sistemas de rastreamento e monitoramento são as mais importantes ferramentas para o transporte de cargas. Neste contexto, por meio deles é possível realizar entregas mais rápidas e seguras, credibilidade, aumento da satisfação dos clientes, programação das entregas e controle das mercadorias. 

Sendo assim, tais ferramentas funcionam da seguinte forma: instalam-se módulos rastreadores via satélites nos veículos que estabelecerão conexão contínua durante o trajeto de entrega. Logo, permite acompanhar o controle do tráfego, velocidade, tempo de paradas, consumo de combustível, dentre outros. 

Roteirização

Essa ferramenta é utilizada para planejar as rotas de maneira estratégica, pois com a geolocalização evita-se fluxo intenso de trânsito, estradas perigosas e com falta de infraestrutura. 

Em vista disso, reduz o prazo de entrega, otimiza as rotas de viagens, diminui os custos e aumenta a segurança. Ou seja, indica qual é o melhor percurso, o que simplifica o cálculo do frete e ajuda na precisão do prazo de entrega. 

WMS – Sistemas de gerenciamento de armazéns

Em relação aos armazéns e centro de distribuição, também precisam que suas atividades sejam automatizadas. E o WMS cuida desses dois setores, administrando o fluxo de entregas, estocagem, separação e expedição de pedidos, localização dos produtos e suporte. Como resultado, haverá ganhos na agilidade de separação de mercadorias, qualidade e rapidez no transporte, e aumento na satisfação dos clientes. 

ERP – Sistema de gestão integrada

A principal função do ERP é melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores. Ele facilita a emissão de notas fiscais eletrônicas, o controle financeiro, recursos humanos, a produção, compras, gerenciamento de estoque e outros, simplificando assim a parte funcional da empresa. 

Tecnologia como diferencial competitivo 

Certamente esta é uma das melhores maneiras de adquirir diferencial competitivo frente a concorrência. Isso porque, promove qualidade e eficiência em todas as fases do processo logístico, uma vez que cada tarefa tem implementado alguma ferramenta que auxilia a otimizar as atividades. Além do que, os gestores podem usufruir de melhores resultados, de fluxos de informações mais seguros e simplificados, relatórios personalizados, dados organizados e controle das operações automatizadas.

Portanto, os impactos da tecnologia no transporte de cargas são positivos, dado que revoluciona e instiga o crescimento do setor, aumentando sua competitividade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PESQUISAR

POSTS RECENTES

Open chat
Precisa de ajuda?